quarta-feira, 30 de outubro de 2013

Olá amigas seguidoras!!!
Por aqui dias lindos de muito frio,sábado fiz aquele passeio o qual já contei aqui no blog,e trouxe uma coisa linda de lá, nesta época do ano sempre procuro decorar a casa com arranjos feitos de folhas secas,ficam lindos e retratam bem o outono e temos ambientes lindos sem gastar dimdim....


As castanhas portuguesas estão dentro deste ouriço

Cheguei em casa e foi só arrumar o que as amigas acham???


Estes dois ja fiz em outros anos atrás usando folhas e tudo mais tirado da natureza nos meus passeios pelo parque.
Beijinhos e muita Luz em vossos lares

terça-feira, 29 de outubro de 2013

O meu sábado!!!

Uma semana linda, colorida e com muitas bênçãos...
É o que desejo de todo coração!
Ontem sábado fiz um almoço especial, para nós mesmo aqui de casa, mas de surpresa recebi minhas amigas especiais minha comadre e a Silvia.
Aqui a foto da mesa arrumada,fiz uma caçarola pequena de arroz branco de forno, frango assado e pernil de porco, salada e arroz de galinha, comidinhas simples e práticas pois ontem foi dia de faxina e muita roupa para passar, deu para colocar tudo em ordem, depois de uma semana inteira de chuva.
Ontem fez um dia lindo de outono, e depois do nosso maravilhoso almoço regado com vinho branco bem fresquinho fomos fazer um lindo passeio, vamos ver as fotos.

Este lugar chama se Arouca, onde estava realizando se o festival da castanha,além das castanhas muitas outras iguarias desta época a venda,muito artesanato e divertimentos para as crianças












Visitamos o convento,foi uma tarde muito bem passada ao lado de amigas queridas.



Uma foto panorâmica deste lugar encantador e mágico que é Arouca.
Beijinhos iluminados para todos.

Mais uma blogagem coletiva de fotos!!!

Hoje o tema fotográfico da blogagem coletiva, promovida pela Dani Moreno do blog Moça de Família, é o canto preferido da nossa casinha..
Eu tenho tantos cantinhos maravilhosos, mas para não ficar um post enorme e vocês enjoarem vou mostrar só um, que para esta estação do ano, (aqui estamos no Outono) esta fazendo muito frio, o canto mais gostosinho é na cozinha, junto a lareira,dá para cozinhar, tricotar, fazer um lanchinho,passamos muitas horas na cozinha,vamos ver as fotos:
Aqui o banco feito pelo meu marido, antes a cama do meu filho mais novo



Aqui uma pequena coleção de pratos,que eu amo, todos recordações da minha vida
Olhem aqui esta foto panorâmica da minha cozinha que eu amo,amo toda a minha casinha.
Vamos lá na Dani Moreno saber e ver os cantinhos das amigas!!!
Beijos iluminados
Mônica ventura

terça-feira, 22 de outubro de 2013

BC Fotos {café da manhã}

Boa noite queridas blogueiras,


Hoje tem #BCFotos e o tema  é
Vamos lá, adoro participar destas blogagens coletivas estive por motivos pessoais afastada, mas hoje arrumei este tempinho para participar o tema é inspirador.
Vou contar para vocês no tempo que eu trabalhava fora saia muito cedo e não fazia o pequeno almoço, meus filhos (pequenos) adolescentes iam para a escola comendo bolachas e tomando o leitinho de pacote.
Isso me fazia muito mal,como mãe que souficava preocupada,pois a refeição mais importante é o café da manhã, agora já a uns anos me levanto cedo e preparo tudo para um pequeno almoço decente café, leite, pão com manteiga,tostas e para mim pão integral ou oito cereais com manteiga ou requeijão, simples básico de todos os dias da semana, aos Domingos tem sempre um bolinho.
Nas fotos abaixo o café pretinho é do maridão.




Vamos ver o que as outras blogueiras comem em seu café da manhã? Dê uma passadinha lá no blog da Dani Moreno o Moça de Família.

Venha participar do próximo tema eu vou fazer o possível para participar



sábado, 19 de outubro de 2013

Meu dia !!!


Olá amigas seguidoras
Hoje foi um dia de chuva, mas tudo tem a sua beleza, deu para ficar em casa e me dedicar as minhas artes.
Estive com dor de estômago, mas como a pintura me faz esquecer de tudo melhorei.
Passei minha tarde entrando pela noite pintando uma galinha em um avental, a muito tinha este desenho e também tenho aqui os aventais prontos esperando inspiração e o dia foi hoje.
Vamos as fotos:
O jantar para mim foi sopinha e meu filho fez para eles essas delícias

Por hoje é só desejo uma boa noite e um abençoado Domingo para todas nós,
Beijinhos de luz.

quinta-feira, 17 de outubro de 2013

A um ano atras!!!

A morte não é nada. 
Eu somente passei 
para o outro lado do Caminho.

Eu sou eu, vocês são vocês.
O que eu era para vocês, 
eu continuarei sendo.

Me dêem o nome 
que vocês sempre me deram, 
falem comigo 
como vocês sempre fizeram.

Vocês continuam vivendo 
no mundo das criaturas, 
eu estou vivendo 
no mundo do Criador.

Não utilizem um tom solene 
ou triste, continuem a rir 
daquilo que nos fazia rir juntos.

Rezem, sorriam, pensem em mim.
Rezem por mim.

Que meu nome seja pronunciado
como sempre foi, 
sem ênfase de nenhum tipo.
Sem nenhum traço de sombra
ou tristeza.

A vida significa tudo 
o que ela sempre significou, 
o fio não foi cortado.
Porque eu estaria fora 
de seus pensamentos,
agora que estou apenas fora 
de suas vistas?

Eu não estou longe, 
apenas estou 
do outro lado do Caminho...

Você que aí ficou, siga em frente,
a vida continua, linda e bela
como sempre foi.



Este senhor completando na foto 80 anos, (era meu sogro)a um ano atrás estava assim bem,alegre e dinâmico.Depois desta data tudo mudou foram dez meses de grande sofrimento para ele e para nós familiares.
Deus teve misericórdia de todos e no dia 17 de agosto o levou para junto dele.
Hoje completaria 81 anos,mas exatamente hoje fazem dois meses que partiu para uma nova vida.
Que estejas feliz ao lado do senhor,nós não te esquecemos.

terça-feira, 15 de outubro de 2013

Olá amigas!
Agradeço a Deus todos os dias, amanhece e eu nunca sei como vai ser,chegando agora a noite faço um balanço e agradeço muito tudo que eu realizei, hoje fui visitar minhas amigas do espaço de pintura em tecido e consegui me dedicar as artes.


 Pintei duas babetes que me encomendaram para duas meninas gêmeas que nasceram a dias atrás.Fiquei muito feliz em ter esta tarde para mim, para minhas pinturas.E ai esta duas babetes que em particular gostei muito para as meninas Matilde e Mariana
Quando estou pintando nem sinto o tempo passar, foi uma tarde de muita chuva, mas proveitosa e prazerosa.
POR HOJE É TUDO
BEIJINHOS ILUMINADOS

sábado, 12 de outubro de 2013

Círio de Nazaré


Realizado em Belém do Pará há mais de dois séculos, o Círio de Nazaré é uma das maiores e mais belas procissões católicas do Brasil e do mundo. Reúne, anualmente, cerca de dois milhões de romeiros numa caminhada de fé pelas ruas da capital do Estado, num espetáculo grandioso em homenagem a Nossa Senhora de Nazaré, a mãe de Jesus.

No segundo domingo de outubro, a procissão sai da Catedral de Belém e segue até a Praça Santuário de Nazaré, onde a imagem da Virgem fica exposta para veneração dos fiéis durante 15 dias. O percurso é de 3,6 quilômetros e já chegou a ser percorrido em nove horas e quinze minutos, como ocorreu no ano de 2004, no mais longo Círio de toda a história.

Na procissão, a Berlinda que carrega a imagem da Virgem de Nazaré é seguida por romeiros de Belém, do interior do Estado, de várias regiões do país e até do exterior. Em todo o percurso, os fiéis fazem manifestações de fé, enfeitam ruas e casas em homenagem à Santa. Por sua grandiosidade, o Círio de Belém foi registrado, em setembro de 2004, pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), como Patrimônio Cultural de Natureza Imaterial.

Além da procissão de domingo, o Círio agrega várias outras manifestações de devoção, como a trasladação, a romaria fluvial e diversas outras peregrinações e romarias que ocorrem na quadra Nazarena.
O domingo do Círio começa com a celebração de uma missa em frente à Catedral metropolitana de Belém, a Sé, às 5h30. Ao término da missa, às 6h30, é iniciada a procissão que percorre as ruas de Belém até a Praça Santuário de Nazaré, em um percurso de 3,6 quilômetros. Em 2004, o trajeto foi cumprido em 9 horas e 15 minutos, sendo registrado como o Círio mais longo de toda a história.

A cada ano, o Círio de Nazaré atrai um número maior de romeiros, reunindo, além dos fiéis de Belém e do interior do Estado, devotos de várias regiões do país e até mesmo visitantes estrangeiros. Durante todo o trajeto feito pela imagem de Nossa Senhora, os devotos fazem diversas manifestações de fé, além de enfeitar as ruas e casas em homenagem à Santa.

Por sua grandiosidade, o Círio de Belém foi registrado, em setembro de 2004, pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), como patrimônio cultural de natureza imaterial. Mérito conquistado não só pela Imagem de Nossa Senhora de Nazaré, mas também pelo simbolismo da corda do Círio, que todos os anos é disputada pelos promesseiros que enchem as ruas de Belém de fé e emoção; dos carros de promessas, que carregam as graças atendidas pela Virgem; dos mantos de Nossa Senhora, que a deixam ainda mais linda; da Berlinda, que se destaca na multidão carregando a pequena Imagem tão adorada; e do hino “Vós sois o Lírio Mimoso”, canção que embala os milhares de corações que acompanham o Círio em uma só voz.

Após a grande procissão, a imagem da Virgem fica exposta no altar da Praça Santuário para visita dos fiéis durante 15 dias, período chamado de quadra nazarena.

Curiosidade: o termo “Círio” tem origem na palavra latina “cereus” (de cera), que significa vela grande de cera. Por ser a principal oferta dos fiéis nas procissões em Portugal, com o tempo passou a ser sinônimo da procissão de Nazaré aqui Belém e de muitas outras pelas cidades do interior do Pará.

História da devoção à N. S. de Nazaré
A devoção a Nossa Senhora de Nazaré teve início em Portugal. A imagem original da Virgem pertencia ao Mosteiro de Caulina, na Espanha, e teria saído da cidade de Nazaré, em Israel, no ano de 361, tendo sido esculpida por São José. Em decorrência de uma batalha, a imagem foi levada para Portugal, onde, por muito tempo, ficou escondida no Pico de São Bartolomeu. Só em 1119, a imagem foi encontrada. A notícia se espalhou e muita gente começou a venerar a Santa. Desde então, muitos milagres foram atribuídos a ela.

No Pará, foi o caboclo Plácido José de Souza quem encontrou, em 1700, às margens do igarapé Murutucú (onde hoje se encontra a Basílica Santuário), uma pequena imagem da Senhora de Nazaré. Após o achado, Plácido teria levado a imagem para a sua choupana e, no outro dia, ela não estaria mais lá. Correu ao local do encontro e lá estava a “Santinha”. O fato teria se repetido várias vezes até a imagem ser enviada ao Palácio do Governo. No local do achado, Plácido construiu uma pequena capela.

Em 1792, o Vaticano autorizou a realização de uma procissão em homenagem à Virgem de Nazaré, em Belém do Pará. Organizado pelo presidente da Província do Pará, capitão-mor Dom Francisco de Souza Coutinho, o primeiro Círio foi realizado no dia 8 de setembro de 1793. No início, não havia data fixa para o Círio, que poderia ocorrer nos meses de setembro, outubro ou novembro. Mas, a partir de 1901, por determinação do bispo Dom Francisco do Rêgo Maia, a procissão passou a ser realizada sempre no segundo domingo de outubro.

Tradicionalmente, a imagem é levada da Catedral de Belém à Basílica Santuário. Ao longo dos anos, houve adaptações. Uma delas ocorreu em 1853, quando, por conta de uma chuva torrencial, a procissão – que ocorria à tarde – passou a ser realizada pela manhã.

Mesmo morando longe de Belém arrumo minha casinha,homenageando a  senhora de Nazaré,flores naturais do meu quintal,almoço gostosinho,não tenho aqui a deliciosa maniçoba mas preparo um almoço especial.
Bom Domingo a todos e um Feliz Círio aos Paraenses amigos e familiares.

quinta-feira, 10 de outubro de 2013

Outono!!!

 O coração deve estar preparado para as quatro estações: OUTONO (preparar), INVERNO (esperar), PRIMAVERA (florescer) e VERÃO (colher)... Somente assim se pode viver o verdadeiro AMOR





Faça Chuva Ou Faça Sol De Noite Ou De Dia, No Verão Ou No Inverno, Na Primavera Ou No Outono Nunca Desista De Ser Feliz
Coragem de enfrentar os desafios é um brio que acasala o outono do verão do coração.

quarta-feira, 9 de outubro de 2013

Chá ou infusão de limonete

Olá amigas,
estamos no outono, confesso que quando vim morar aqui não estava acostumada a ter e a sentir as estações do ano, pois morava em Belém do pará que temos sol, calor e chuva nos doze meses do ano.Agora aprendi a admirar todas as estações e a tirar maior prazer de todas elas, o outono é lindo faz um conjunto de cores maravilhosas na natureza,os dias são ainda quentes e as noites com agradável friozinho,também podemos degustar  das bebidas quentes como chás, cafés e chocolates quentes.Deixo aqui hoje esta sugestão:
Chá de limonete,de sabor gostoso e um aroma maravilhoso,
recomendado no tratamento de
insónias, da depressão, ansiedade e stress... pois são-lhe atribuídas propriedades calmantes e sedativos
transtornos digestivos, no tratamento de digestão difícil, cólicas gástricas, diarreia e flatulência, e nas cólicas renais e biliares... pois tem também propriedades antiespasmódicas

Preparação
-Junte 4 colheres de sopa de folhas secas de limonete para 1 litro de água a ferver.
-Para uma infusão mais concentrada deixe ferver durante 2 minutos.
-Tape e deixe repousar uns minutos.
-Tome uma chávena depois das refeições.

No Domingo,estive em uma feirinha de produtos naturais, onde comprei este saquinho com o limonete.
Beijinhos com boas energias.

terça-feira, 8 de outubro de 2013

Delícias!!!

Ola minhas queridas amigas seguidoras,
Hoje venho mostrar umas delícias feitas por mim para as minhas visitas,gosto de receber bem e fiz tudo para que minha comadre e sua colega se sentissem bem aqui em casa
Aletria,um doce Portugues, feito com macarrão de aletria e ovos
Nosso jantar grelhados mistos feitos aqui pelo marido e salada fresca
Um delicioso caldo verde feito com nossas couves da horta
Nosso almoço de sábado, um dia quente e para refrescar este delicioso salpicão de frango, foi a primeira vez que fiz ficou muito bom, coloquei maçãs verdes do meu pomar
Bacalhau com batatas fritas e picles
E para nosso lanchinho da tarde um bolo de milho.
Minhas amigas gostaram muito e eu também, fiquei feliz em preparar estas maravilhas.
Beijinhos iluminados 
Mônica Ventura
.

Carlos Drumond de Andrade escreveu:

"Casa arrumada é assim:Um lugar organizado, limpo, com espaço livre pra circulação e uma boa entrada de luz.Mas casa, pra mim, tem que ser casa e não um centro cirúrgico, um cenário de novela.Tem gente que gasta muito tempo limpando, esterilizando, ajeitando os móveis, afofando as almofadas...Não, eu prefiro viver numa casa onde eu bato o olho e percebo logo:Aqui tem vida...Casa com vida, pra mim, é aquela em que os livros saem das prateleiras e os enfeites brincam de trocar de lugar.Casa com vida tem fogão gasto pelo uso, pelo abuso das refeições fartas, que chamam todo mundo pra mesa da cozinha.Sofá sem mancha?Tapete sem fio puxado?Mesa sem marca de copo?Tá na cara que é casa sem festa.E se o piso não tem arranhão, é porque ali ninguém dança.Casa com vida, pra mim, tem banheiro com vapor perfumado no meio da tarde.Tem gaveta de entulho, daquelas que a gente guarda barbante,passaporte e vela de aniversário, tudo junto...Casa com vida é aquela em que a gente entra e se sente bem-vinda.A que está sempre pronta pros amigos, filhos...Netos, pros vizinhos...E nos quartos, se possível, tem lençóis revirados por gente que brincaou namora a qualquer hora do dia.Casa com vida é aquela que a gente arruma pra ficar com a cara da gente.Arrume a sua casa todos os dias...Mas arrume de um jeito que lhe sobre tempo pra viver nela...E reconhecer nela o seu lugar."

Google+ Badge

A minha Lista de blogues