Páscoa em Portugal
A Páscoa em Portugal está ligada ao renascimento de Jesus Cristo, assim como nos demais países católicos, e representa a vida. É celebrada no primeiro domingo depois da Lua Cheia (lua eclesiástica), que acontece após o dia 21 de março, início oficial da primavera.
Além de ser uma celebração religiosa, a Páscoa é um dia especial para os padrinhos e madrinhas, em Portugal. A tradição diz que eles devem dar de presente aos seus afilhados o pão de trigo conhecido como "petins", cuja quantidade varia conforme a idade de cada um. Outro presente pode ser o "folar", um bolo de massa seca, doce e ligada, com canela, erva-doce e ovos cozidos inteiros.
Símbolos da Páscoa em Portugal
Os símbolos da Páscoa em Portugal são bastante pareceidos com os da Páscoa no Brasil. O coelho da Páscoa, os ovos de Páscoa, mensagens de Páscoa e desenhos de Páscoa. Os principais pratos típicos são cabritos e borregos assados. E para sobremesa, amêndoas cobertas com chocolate. Prepare o seu prato preferido, escolha os melhores chocolates e aproveite ao máximo a Páscoa 2013!
A PÁSCOA E SEUS SÍMBOLOS
O girassol é uma flor de cor amarela, formada por muitas pétalas, de tamanho geralmente grande. Tem esse nome porque está sempre voltado para o sol.O girassol, como símbolo da páscoa, representa a busca da luz que é Cristo Jesus e, assim como ele segue o astro rei, os cristãos buscam em Cristo o caminho, a verdade e a vida.
O coelho é um mamífero roedor que passa boa parte do tempo comendo. Ele tem pêlo bem fofinho e se alimenta de cenouras e vegetais. O coelho precisa mastigar bem os alimentos, para evitar que seus dentes cresçam sem parar.
Por sua grande fecundidade, o coelho tornou-se o símbolo mais popular da Páscoa. É que ele simboliza a Igreja que, pelo poder de cristo, é fecunda em sua missão de propagar a palavra de Deus a todos os povos.
De todos os símbolos, o ovo de páscoa é o mais esperado pelas crianças.
Nas culturas pagãs, o ovo trazia a idéia de começo de vida. Os povos costumavam presentear os amigos com ovos, desejando-lhes boa sorte. Os chineses já costumavam distribuir ovos coloridos entre amigos, na primavera, como referência à renovação da vida.
Existem muitas lendas sobre os ovos. A mais conhecida é a dos persas: eles acreditavam que a terra havia caído de um ovo gigante e, por este motivo, os ovos tornaram-se sagrados.
Os cristãos primitivos do oriente foram os primeiros a dar ovos coloridos na Páscoa simbolizando a ressurreição, o nascimento para uma nova vida. Nos países da Europa costumava-se escrever mensagens e datas nos ovos e doá-los aos amigos. Em outros, como na Alemanha, o costume era presentear as crianças. Na Armênia decoravam ovos ocos com figuras de Jesus, Nossa Senhora e outras figuras religiosas.
Pintar ovos com cores da primavera, para celebrar a páscoa, foi adotado pelos cristãos, nos século XVIII. A igreja doava aos fiéis os ovos bentos.
A substituição dos ovos cozidos e pintados por ovos de chocolate, pode ser justificada pela proibição do consumo de carne animal, por alguns cristãos, no período da quaresma.
A versão mais aceita é a de que o surgimento da indústria do chocolate, em 1830, na Inglaterra, fez o consumo de ovos de chocolate aumentar.
![]() |
Com a limpeza mais profunda para a Páscoa,minhas unhas quebraram,estão assim curtinhas |
![]() |
Usei rosinha clarinho,foi eu mesma que fiz as unhas, usei o marmorizado da Ludurana e uma camada do Gliche Colinho |
![]() |
Apliquei uma florzinha |

Quer ler mais sobre a Páscoa...
Beijos e BOA PÁSCOA!!