segunda-feira, 9 de abril de 2012

Decoração e um pouco mais da Páscoa 2012

Modifiquei a guirlanda,agora decor da Páscoa
Olá minha gente!
Espero que esteja tudo numa boa,e que não tenham abusado muito das guloseimas rsrsrs....
Aqui vou mostrar algumas fotos da Páscoa deste ano, tenho muito trabalho mas também muito gosto de limpar, arrumar e decorar a minha casa para a ressurreição de Jesus Cristo.O pessoal aqui em Portugal, as más línguas dizem que o povo só limpa para a Páscoa, devido a saída do compasso.Vou explicar o que é o compasso:

Nossa  mesa de iguarias, doces e salgadas, vinho do Porto, vinho corrente, e outras bebidas, inclusive a agua.


É a visita pascal,  é uma das Festas mais marcantes. Bem cedo, em cada aldeia estoiram foguetes, tocam os sinos e sai a visita Pascal que percorre todas as casas que abrem as portas ao compasso. É bonito de se ver! Vizinhos e amigos apressam-se a desejar "Feliz Páscoa" ao dono e ao pessoal das casas: Feliz Páscoa! Aleluia! Aleluia!
. Em cada casa põe-se uma farta mesa de iguarias, doces e salgadas, vinho do Porto, vinho corrente, e outras bebidas. Quando chega o compasso é o Pároco, aqui na minha cidade e aldeias vizinhas são os leigos, que saúda todos os presentes dizendo: "Paz a esta casa e a todos os seus habitantes, Aleluia", enquanto asperge com água benta a "sala grande" onde, por hábito, está colocada a "mesa".
Depois, o mordomo dá a cruz ornamentada a beijar ao dono que, depois de beijar a cruz, a dá a beijar aos presentes. O dono da casa ou a pessoa mais velha convida, então, o senhor Abade a sentar-se um bocadinho (que a caminhada é grande), oferecendo-lhe da "mesa" onde nada falta, desde o pão-de-ló até ao "sortido", passando pelo vinho tinto ou branco de boa qualidade… até ao vinho "fino", geropiga ou algum licor conventual.

As pessoas abeiram-se, ordeiramente, da mesa e tudo come sem cerimónia, distinguindo, no entanto, o dono da casa, o pessoal do "compasso" a quem, depois, entrega o "folar" do senhor Abade (actualmente dinheiro num envelope fechado) e outras esmolas para as Almas e o Senhor, não esquecendo, também, o folar do rapazio da campainha e da caldeira.
Por volta do meio-dia, recolhe o compasso à Igreja para os elementos que o compõem irem almoçar. No final, uma girândola de foguetes diz que o "almoço" já terminou e que o ritual vai continuar da parte de tarde, visitando os restantes lugares e casas da freguesia e é ver novos e velhos a gozar um belo Domingo que só regressa 12 meses depois. Bem no fim da visita organiza-se uma procissão de retorno à Igreja e aí é ver toda a gente a entoar cânticos religiosos.

Queijo,presunto, amêndoas,frutas frescas,um pouco de tudo que manda a tradição

Como não tivemos visitas almoçamos mesmo aqui, éramos apenas quatro

Fiz um arroz alegre com galinha

Carne de porco assada de forno

Aqui nossas sobremesas

Meu cozinheiro não fez nada ficou oferecendo flores e desejando Feliz Páscoa.
Foi assim que passamos nosso Domingo,o mais importante é o sentido da Páscoa em nossas vidas,trazendo melhores sentimentos em nossos corações.
Um abraço,e boa semana para todas.

5 comentários:

Patrícia Ventura disse...

A mesa está muito bonita, senti falta de um coelhinho na minha mesa, ainda olhei na net a ver se aparecia um facilzinho de fazer, mas nada, ainda pensei de falar contigo para me dares um modelo, mas não houve tempo...Gostaria de fazer para a páscoa que vem, mas talvez faça de gesso, iguais ao da mãmae...A tua fica digna de realmente receber as autoridades da igreja, como aqui não recebemos niguém quero manter a minha mesmo e melhorá-la com uns coelhinhos...queria fazer sem ter que comprar nada, aproveitar um montwe de restos que tenho aqui, se tiveres algum modelo manda, bjinhos!!!

Anónimo disse...

Que flores mais lindas estas que nos recepcionam!!
Amei a nova cara do seu espaço lindo!

Que linda a disposição dos pratos na mesa!
Desejo que o verdadeiro significado da páscoa ecoe em nossos corações por todos os dias!

Uma feliz semana para ti!

disse...

MONIK, QUE DELÍCIA DE CARDÁPIO DE PÁSCOA!AMEI ESTOU COM ÁGUA NA BOCA HUMMM!
FELIZ PÁSCOA PRA VC TBÉM,EMBORA ATRASADO,É QUE NÃO TIVE UM TEMPINHO PRA ACESSAR CURTI MUITO A FILHA E O BARRIGÃO DELA QUE ESTÁ GRANDE,FOI MUITO BOM!
DEU TE ABENÇÕE COM TODA A FAMÍLIA.
VOU POSTAR ALGUMAS PEÇAS DO ENXOVALZINHO DA MINHA NETINHA NO CANTINHO DA VOVÓ!
BJOS AMADA1

♥Cantinho da Nete ♥ disse...

Amiga quanto capricho que linda sua decoração de páscoa,sua mesa esta linda, parabéns !parece tudo tão gostoso,digno de uma família abençoada.Beijos e obrigada por compartilhar sua páscoa com todas nós .Beijos e tenha uma semana abençoada.

lenalima disse...

linda a sua Páscoa!
tenha uma linda semana!
bj

Carlos Drumond de Andrade escreveu:

"Casa arrumada é assim:Um lugar organizado, limpo, com espaço livre pra circulação e uma boa entrada de luz.Mas casa, pra mim, tem que ser casa e não um centro cirúrgico, um cenário de novela.Tem gente que gasta muito tempo limpando, esterilizando, ajeitando os móveis, afofando as almofadas...Não, eu prefiro viver numa casa onde eu bato o olho e percebo logo:Aqui tem vida...Casa com vida, pra mim, é aquela em que os livros saem das prateleiras e os enfeites brincam de trocar de lugar.Casa com vida tem fogão gasto pelo uso, pelo abuso das refeições fartas, que chamam todo mundo pra mesa da cozinha.Sofá sem mancha?Tapete sem fio puxado?Mesa sem marca de copo?Tá na cara que é casa sem festa.E se o piso não tem arranhão, é porque ali ninguém dança.Casa com vida, pra mim, tem banheiro com vapor perfumado no meio da tarde.Tem gaveta de entulho, daquelas que a gente guarda barbante,passaporte e vela de aniversário, tudo junto...Casa com vida é aquela em que a gente entra e se sente bem-vinda.A que está sempre pronta pros amigos, filhos...Netos, pros vizinhos...E nos quartos, se possível, tem lençóis revirados por gente que brincaou namora a qualquer hora do dia.Casa com vida é aquela que a gente arruma pra ficar com a cara da gente.Arrume a sua casa todos os dias...Mas arrume de um jeito que lhe sobre tempo pra viver nela...E reconhecer nela o seu lugar."




A minha Lista de blogues