Mesmo sem saber, você está em sintonia com o que acontece na natureza. Seu corpo e sua mente sofrem a influencia de acções de forças invisíveis que actuam durante as estações do ano.
O ar que respiramos, os alimentos que comemos, a terra onde pisamos... Tudo está impregnado dessa energia. "É por isso que devemos comer apenas frutas e legumes da estação. Esses alimentos contêm a força energética do período, estão carregados dela, e é dessa vitalidade específica a cada fase do ano que precisamos nos nutrir", afirma Miriam Leiner, terapeuta especializada em medicina chinesa de São Paulo. "O ideal é que haja harmonia entre o que está dentro e fora de nós", diz ela.
Veja como podemos fazer isso, em cada uma das estações, de acordo com as orientações do doutor Marcelo Jovchelevich, formado em medicina ocidental e especializado na medicina tradicional chinesa

Outono - Para a medicina chinesa, o outono é um tempo cheio de paz. Está associado aos rins e ao elemento água, portanto, uma boa ideia é nadar e tomar muito líquido - especialmente sucos. O sabor picante do agrião ou das pimentas, por exemplo, além de alimentos escuros, como uvas pretas, feijão preto ou algas, correspondem ao período do frio. Uma pitadinha a mais de sal, sem excesso, pode nos harmonizar com a estação. O grande inimigo pode ser o medo. Exercícios respiratórios são muito bons para nos livrar de temores, muitas vezes infundados, que podem chegar nessa época. O enraizamento proporcionado pelos exercícios de Chi Kung também é favorável, porque devolve a segurança e a solidez, especialmente a postura que simula abraçar uma árvore, com os pés afastados e bem plantados no chão e os braços em semicírculo em frente ao plexo solar.
Inverno - O órgão associado ao inverno é o pulmão. As emoções predominantes são a tristeza, a melancolia, a depressão. É realmente uma fase de recolhimento e interiorização, em que se deve dormir cedo, acordar tarde e descansar muito. Faz bem comer sementes, os frutos do inverno: nozes, avelãs, amêndoas, castanhas. Frutas cozidas ou em calda são melhores do que as cruas. São excelentes também os exercícios em que as pernas se movimentam, como andar de bicicleta, por exemplo, pois trazem energia para combater a tristeza e dão força na base. O inverno é um bom período para ler, refletir e planejar os próximos meses. Também é momento de poupar energia. Os alimentos brancos correspondem à época: arroz, couve-flor, nabo, cebola, alho, pera. Mas, se o frio apertar, pode ser compensado com alimentos vermelhos, que trazem calor e ativam a circulação.
LEIA SOBRE AS OUTRAS ESTAÇÕES, NESTE LINK:
http://mdemulher.abril.com.br/bem-estar/reportagem/viver-bem/viva-melhor-cada-estacao-ano-622004.shtml
2 comentários:
Que interessante! Vou gravar este seu texto.
Beijinhos, Monik!
A receita está no post, Monik. Basta clicar sobre TARTE DE MARACUJá. Verá que é divina.
Beijinhos
Enviar um comentário