sábado, 30 de março de 2013

BC de páscoa

BC Esmalte +Páscoa
Páscoa em Portugal

A Páscoa em Portugal está ligada ao renascimento de Jesus Cristo, assim como nos demais países católicos, e representa a vida. É celebrada no primeiro domingo depois da Lua Cheia (lua eclesiástica), que acontece após o dia 21 de março, início oficial da primavera.

Além de ser uma celebração religiosa, a Páscoa é um dia especial para os padrinhos e madrinhas, em Portugal. A tradição diz que eles devem dar de presente aos seus afilhados o pão de trigo conhecido como "petins", cuja quantidade varia conforme a idade de cada um. Outro presente pode ser o "folar", um bolo de massa seca, doce e ligada, com canela, erva-doce e ovos cozidos inteiros.
Símbolos da Páscoa em Portugal

Os símbolos da Páscoa em Portugal são bastante pareceidos com os da Páscoa no Brasil. O coelho da Páscoa, os ovos de Páscoa, mensagens de Páscoa e desenhos de Páscoa. Os principais pratos típicos são cabritos e borregos assados. E para sobremesa, amêndoas cobertas com chocolate. Prepare o seu prato preferido, escolha os melhores chocolates e aproveite ao máximo a Páscoa 2013!


A PÁSCOA E SEUS SÍMBOLOS
O girassol é uma flor de cor amarela, formada por muitas pétalas, de tamanho geralmente grande. Tem esse nome porque está sempre voltado para o sol.

O girassol, como símbolo da páscoa, representa a busca da luz que é Cristo Jesus e, assim como ele segue o astro rei, os cristãos buscam em Cristo o caminho, a verdade e a vida.

 O coelho é um mamífero roedor que passa boa parte do tempo comendo. Ele tem pêlo bem fofinho e se alimenta de cenouras e vegetais. O coelho precisa mastigar bem os alimentos, para evitar que seus dentes cresçam sem parar.

Por sua grande fecundidade, o coelho tornou-se o símbolo mais popular da Páscoa. É que ele simboliza a Igreja que, pelo poder de cristo, é fecunda em sua missão de propagar a palavra de Deus a todos os povos.


De todos os símbolos, o ovo de páscoa é o mais esperado pelas crianças.

Nas culturas pagãs, o ovo trazia a idéia de começo de vida. Os povos costumavam presentear os amigos com ovos, desejando-lhes boa sorte. Os chineses já costumavam distribuir ovos coloridos entre amigos, na primavera, como referência à renovação da vida.

Existem muitas lendas sobre os ovos. A mais conhecida é a dos persas: eles acreditavam que a terra havia caído de um ovo gigante e, por este motivo, os ovos tornaram-se sagrados.

Os cristãos primitivos do oriente foram os primeiros a dar ovos coloridos na Páscoa simbolizando a ressurreição, o nascimento para uma nova vida. Nos países da Europa costumava-se escrever mensagens e datas nos ovos e doá-los aos amigos. Em outros, como na Alemanha, o costume era presentear as crianças. Na Armênia decoravam ovos ocos com figuras de Jesus, Nossa Senhora e outras figuras religiosas.

Pintar ovos com cores da primavera, para celebrar a páscoa, foi adotado pelos cristãos, nos século XVIII. A igreja doava aos fiéis os ovos bentos.

A substituição dos ovos cozidos e pintados por ovos de chocolate, pode ser justificada pela proibição do consumo de carne animal, por alguns cristãos, no período da quaresma.

A versão mais aceita é a de que o surgimento da indústria do chocolate, em 1830, na Inglaterra, fez o consumo de ovos de chocolate aumentar.

Com a limpeza mais profunda para a Páscoa,minhas unhas quebraram,estão assim curtinhas
Usei rosinha clarinho,foi eu mesma que fiz as unhas, usei o marmorizado da Ludurana e uma camada do Gliche
Colinho
Apliquei uma florzinha


Clica AQUI e participa do mosaico da Fernanda Reali também!
Quer ler mais sobre a Páscoa...
Beijos e BOA PÁSCOA!!

6 comentários:

Hilsa Camargo disse...

Adorei as histórias sobre a páscoa e seus símbolos, não sabia sobre o girassol.

Beijocas

www.vidabonita.com.br

Beth Salvia disse...

Linda história explicativa da Páscoa, pena que as imagens das unhas estão amareladas e não dá pra ver direito. Baixe esse programa http://www.baixaki.com.br/download/adobe-photoshop.htm suas imagens melhoirarão.
Por aqui a gente aprende sempre a cada sábado, eu aprendo na BC de Esmalte muuuita coisa, bjus

Mãe Vaidosa disse...

Como é bom conhecer um pouco de outras culturas
Feliz páscoa pra você e sua família.
Bjks
http://makeviagem.blogspot.com.br/2013/03/bc-esmalte-e-pascoa-38.html

Carmen Ferreira disse...

Oi Monik querida
Lindas unhas... quanta fofura na sua casa...amei tudo!!! aqui não temos o costume de enfeitar a casa, mas tudo fica especial na páscoa não é?

Bjos e feliz páscoa!
Blog Pesquei na Net

AnaCristina disse...


boa pascoa pra voce!

http://anacristinap.blogspot.com.br/2013/03/esmalte-e-pascoa.html

bjo bjo

Rute disse...

Ola amiga, passando para desejar uma semana cheia de alegrias, beijinho

Carlos Drumond de Andrade escreveu:

"Casa arrumada é assim:Um lugar organizado, limpo, com espaço livre pra circulação e uma boa entrada de luz.Mas casa, pra mim, tem que ser casa e não um centro cirúrgico, um cenário de novela.Tem gente que gasta muito tempo limpando, esterilizando, ajeitando os móveis, afofando as almofadas...Não, eu prefiro viver numa casa onde eu bato o olho e percebo logo:Aqui tem vida...Casa com vida, pra mim, é aquela em que os livros saem das prateleiras e os enfeites brincam de trocar de lugar.Casa com vida tem fogão gasto pelo uso, pelo abuso das refeições fartas, que chamam todo mundo pra mesa da cozinha.Sofá sem mancha?Tapete sem fio puxado?Mesa sem marca de copo?Tá na cara que é casa sem festa.E se o piso não tem arranhão, é porque ali ninguém dança.Casa com vida, pra mim, tem banheiro com vapor perfumado no meio da tarde.Tem gaveta de entulho, daquelas que a gente guarda barbante,passaporte e vela de aniversário, tudo junto...Casa com vida é aquela em que a gente entra e se sente bem-vinda.A que está sempre pronta pros amigos, filhos...Netos, pros vizinhos...E nos quartos, se possível, tem lençóis revirados por gente que brincaou namora a qualquer hora do dia.Casa com vida é aquela que a gente arruma pra ficar com a cara da gente.Arrume a sua casa todos os dias...Mas arrume de um jeito que lhe sobre tempo pra viver nela...E reconhecer nela o seu lugar."




A minha Lista de blogues