domingo, 1 de dezembro de 2013

O Advento é um tempo de preparação.

Para os cristãos, é um tempo de preparação e alegria, de expectativa, onde os fiéis, esperando o Nascimento de Jesus Cristo, vivem o arrependimento e promovem a fraternidade e a Paz.
 No calendário religioso este tempo corresponde às quatro semanas que antecedem o Natal.
Tradicionalmente este é o dia correto para montagem do Presépio e da Árvore de Natal, apesar de o dia de montar as decorações
natalícias variar em alguns países.A árvore não deve ser montada toda de uma vez: o ideal é acrescentar enfeites e adereços aos poucos, durante as quatro semanas do Advento, pois é para nós católicos, tempo de preparação.

“Durante o Natal, no Hemisfério Norte,(aqui onde moro) todas as árvores perdem as folhas, exceto o pinheiro. Por isso, a árvore se tornou símbolo da vida, celebrada no Natal com o nascimento do menino Jesus.”
A preparação da árvore deve ser intensificada durante a última semana que antecede o Natal. “Até 16 de Dezembro, tudo ainda é muito sóbrio, mesmo nas leituras feitas nas Missas do advento. É só a partir do dia 17 de Dezembro que a Bíblia começa a falar do nascimento de Jesus, e se inicia um momento de maior expectativa. Esse é o momento, portanto, de intensificar a decoração da árvore.”
A montagem do presépio, também tradicional em tempos de Natal, deve seguir a mesma linha da preparação da árvore de natal. “Aos poucos, pode-se começar a montar a gruta, colocar os animais e os pastores, mas a Virgem Maria, São José e o menino Jesus devem fazer parte do presépio apenas mais próximo da noite do Natal.”
Vou mostrar para as amigas como estão por aqui minha preparação para o Natal

Árvore de galho seco

Minha arvore como manda a tradição ainda incompleta

A mesa da cozinha, planta natural e toalha feita ano passado.
Estou ansiosa para ver tudo decorado, vamos ver se realmente vou aguentar, ir fazendo durante o tempo do advento.
Beijos queridas amigas, boa semana e muita paz em vossos lares.

2 comentários:

Maria Inês do Carmo disse...

Olá Monik, gostei de saber sobre a tradição de ir montando a decoração de Natal e o presépio pouco a pouco. Gostava de fazer tudo no dia 1° de dezembro e hoje fiquei apavorada por ter apenas começado. Agora vou adotar a ideia de ir fazendo devagar e intensificar na última semana antes do Natal. Abração e obrigada por compartilhar.

Patty disse...

Oi Monik! Eu não aguento, já montei tudo! Bjs.

Carlos Drumond de Andrade escreveu:

"Casa arrumada é assim:Um lugar organizado, limpo, com espaço livre pra circulação e uma boa entrada de luz.Mas casa, pra mim, tem que ser casa e não um centro cirúrgico, um cenário de novela.Tem gente que gasta muito tempo limpando, esterilizando, ajeitando os móveis, afofando as almofadas...Não, eu prefiro viver numa casa onde eu bato o olho e percebo logo:Aqui tem vida...Casa com vida, pra mim, é aquela em que os livros saem das prateleiras e os enfeites brincam de trocar de lugar.Casa com vida tem fogão gasto pelo uso, pelo abuso das refeições fartas, que chamam todo mundo pra mesa da cozinha.Sofá sem mancha?Tapete sem fio puxado?Mesa sem marca de copo?Tá na cara que é casa sem festa.E se o piso não tem arranhão, é porque ali ninguém dança.Casa com vida, pra mim, tem banheiro com vapor perfumado no meio da tarde.Tem gaveta de entulho, daquelas que a gente guarda barbante,passaporte e vela de aniversário, tudo junto...Casa com vida é aquela em que a gente entra e se sente bem-vinda.A que está sempre pronta pros amigos, filhos...Netos, pros vizinhos...E nos quartos, se possível, tem lençóis revirados por gente que brincaou namora a qualquer hora do dia.Casa com vida é aquela que a gente arruma pra ficar com a cara da gente.Arrume a sua casa todos os dias...Mas arrume de um jeito que lhe sobre tempo pra viver nela...E reconhecer nela o seu lugar."




A minha Lista de blogues