segunda-feira, 24 de maio de 2010

Final de semana inesquecivel!!!

Isso tudo atrás de mim é neve...

Comemoramos os 24 anos de casados em grande estilo e em família,fizemos um passeio maravilhoso a Serra da Estrela é  uma cadeia montanhosa e onde se encontra a maior elevação de Portugal Continental, e a segunda maior em território português (apenas o Pico, nos Açores, a supera). Está situada no centro do Parque Natural da Serra da Estrela.

Partilhada pelos distritos da Guarda e de Castelo Branco, através dos municípios de Seia, Manteigas, Guarda, Gouveia, Celorico da Beira e Covilhã, atinge o ponto máximo de elevação nos 1993 metros de altitude. A real altitude da serra da Estrela, no seu cume, a Torre, é de 1993 m, conforme rectificações introduzidas por medições realizadas pelo Instituto Geográfico do Exército, já surgidas em folha à escala 1:25.000 que editou em 1993 (carta nº. 223). Assim, a altitude correntemente aceite de 1991 m, ainda muito divulgada, deve ser abandonada. Para completar os 2000 m foi construída uma torre de 7 m.
Julga-se que corresponda à elevação a que os tratadistas romanos da Antiguidade chamavam de Montes Hermínios (Herminius Mons) ou "Montes de Hermes" (deus greco-latino dos pastores, também conhecido por Mercúrio). Esta região terá sido o berço do guerreiro lusitano Viriato.


O ponto mais alto.

O ponto mais alto, a Torre, situa-se no concelho de Seia, distrito da Guarda. Também no concelho de Seia se situa a Estância de Esqui Vodafone, a única estância de esqui de Portugal, desenvolvendo-se a mesma nas encostas da serra que pertencem à freguesia de Loriga. As temperaturas mais baixas de Portugal são registadas no cume da Serra, com mínimas que atingem a marca de -20°C no Inverno.
O queijo da Serra da Estrela, considerado um dos melhores queijos de Portugal, é produzido nesta região, que também possui uma raça de cães-pastor, o cão da Serra da Estrela.
Em relação ao turismo, a atracção principal desta serra é a ocorrência de neve durante o inverno.
O queijo da Serra da Estrela, considerado um dos melhores queijos de Portugal, é produzido nesta região, que também possui uma raça de cães-pastor, o cão da Serra da Estrela.

Em relação ao turismo, a atracção principal desta serra é a ocorrência de neve durante o inverno.

No caminho para o pico mais alto da serra da estrela.


Linda esta Santa esculpida na pedra.


Eu, meu marido e meus filhos não conhecíamos ,realmente é um lugar lindo , mas também da um medo devido a altura,tiramos muitas fotografias pois todas as paisagens são maravilhosas,natureza pura, como este tunel esculpido na propria serra. Depois descemos  e fomos para a Covilhã cidade histórica. situada a 20 Km do pico da serra da Estrela .Covilhã é uma cidade portuguesa,conhecida como porta da Serra da Estrela, com cerca de 34 700 habitantes,[1] cujo perímetro urbano é formado por quatro freguesias originárias (Santa Maria, Conceição, São Martinho e São Pedro) e mais seis (Teixoso, Canhoso, Vila do Carvalho, Cantar Galo, Boidobra e Tortosendo) que se uniram à cidade quando pelo seu crescimento o perímetro desta se alargou.

É a terra da indústria da lã, de cariz operário, berço de descobridores de quinhentos, hoje uma cidade com Universidade pública.
A Covilhã pertence ao Distrito de Castelo Branco, estando situada no eixo Norte-Sul entre esta e outra capital de distrito a Norte (Cidade da Guarda). Na vertente sudeste da Serra da Estrela, a Covilhã (cujo Concelho totaliza 54 507 hab.[2]) é um dos centros urbanos de maior relevo do país a par de Coimbra e Viseu.Ficamos hospedados no Hotel Covilhã Parque,maravilhoso atendimento e conforto com direito ao pequeno almoço,Vou deixar algumas fotos do nosso final de semana.

                                        Hotel Covilhã Parque



Pequeno almoço no hotel.
È isso ai meninas deixo um pouquinho do que foi meu fim de semana...

4 comentários:

mundo cor de rosa disse...

Oi Querida!
que maravilha em portugal..

tudo bem?
Vc tem selinho no meu blog lá tá

bjs

dayane disse...

Expectaculo! fizeste mt bem! aproveitas-te bem o fim de semana!!!
bjssssss***********

inspirações da Jô disse...

Seu final de semana foi inesquecível!!!!Com lugares maravilhosos!!!!!! Adorei as fotos!!!!!!
Beijos!!!!!!

♥Cantinho da Nete ♥ disse...

Amiga que lugar lindo maravilhoso,e vc brincou muito na neve?eu ia fazer bonecos de neves...rsrsrs
amiga parabéns pelo aniversario de casamento,15 de maio eu também completei 20 anos de casada ,é muito bom ter um marido e uma família, é a base de tudo.felicidades mil querida para nós!
beijos

Carlos Drumond de Andrade escreveu:

"Casa arrumada é assim:Um lugar organizado, limpo, com espaço livre pra circulação e uma boa entrada de luz.Mas casa, pra mim, tem que ser casa e não um centro cirúrgico, um cenário de novela.Tem gente que gasta muito tempo limpando, esterilizando, ajeitando os móveis, afofando as almofadas...Não, eu prefiro viver numa casa onde eu bato o olho e percebo logo:Aqui tem vida...Casa com vida, pra mim, é aquela em que os livros saem das prateleiras e os enfeites brincam de trocar de lugar.Casa com vida tem fogão gasto pelo uso, pelo abuso das refeições fartas, que chamam todo mundo pra mesa da cozinha.Sofá sem mancha?Tapete sem fio puxado?Mesa sem marca de copo?Tá na cara que é casa sem festa.E se o piso não tem arranhão, é porque ali ninguém dança.Casa com vida, pra mim, tem banheiro com vapor perfumado no meio da tarde.Tem gaveta de entulho, daquelas que a gente guarda barbante,passaporte e vela de aniversário, tudo junto...Casa com vida é aquela em que a gente entra e se sente bem-vinda.A que está sempre pronta pros amigos, filhos...Netos, pros vizinhos...E nos quartos, se possível, tem lençóis revirados por gente que brincaou namora a qualquer hora do dia.Casa com vida é aquela que a gente arruma pra ficar com a cara da gente.Arrume a sua casa todos os dias...Mas arrume de um jeito que lhe sobre tempo pra viver nela...E reconhecer nela o seu lugar."




A minha Lista de blogues