sábado, 13 de outubro de 2012

Eu sou de lá - Nova música do Padre Fábio de Melo



O Círio de Nazaré, em devoção a Nossa Senhora de Nazaré, é a maior manifestação religiosa Católica do Brasil e maior evento religioso do mundo, reunindo cerca de seis milhões de pessoas em todas os cultos e procissões. Em Portugal é celebrada no dia 8 de Setembro na vila da Nazaré e é celebrada, desde 1793, na cidade de Belém do Pará, anualmente, no segundo domingo de Outubro.
Outras regiões devido a migração de paraenses acabaram criando a procissões para estarem mais próximos de Belém, mesmo que pelo ato de Fé. O Termo "Círio" tem origem na palavra latina "Cereus", que significa vela grande. No Brasil, no início era uma romaria vespertina, e até mesmo noturna, daí o uso de velas. No ano de 1854, para evitar a repetição da chuva torrencial como a que havia caído no ano anterior, a procissão passou a ser realizada de manhã. O Círio foi instituído em 1793 em Belém do Pará, e até 1882, saía do Palácio do Governo. Em 1882, o bispo Dom Macedo Costa, em acordo com o Presidente da Província, Dr. Justino Carneiro, instituiu que a partida do Círio seria da Catedral da Sé, em Belém.
Alguns estudiosos estão considerando o Círio de Nazaré em Belém do Pará, como sendo a maior manifestação religiosa do Planeta. Consegue congregar dois milhões de pessoas em uma só manhã
Vidro de azeitonas que eu reciclei com rendas especialmente para
a vela da minha Santinha

Altar que tenho para minha Nossa Senhora de Nazaré

Flores naturais nas garrafinhas de azeite

Linda minha Santinha

 camisata que ganhei de uma amiga
de Belém

 caneca predileta, minha mãe que me deu
Outra camiseta essa foi presente da minha mãe
Venho mostrar, como cada um de nós sente e procura demonstrar a sua fé, a minha é assim apesar de morar longe amanhã será um Domingo especial.
Realizarei um almoço especial com minha família, filhos e marido,aqui não tenho a famosa maniçoba nem o tucupi,comidas tipicas do Pará, mas farei uma comidinha boa.
Bom Domingo com muito Amor e Paz em vossos lares.
.

3 comentários:

Unknown disse...

Olá Monica!

As referências das nossas origens nunca esquecemos, mesmo estando longe e é muito saudável manter. O altar da tua santinha está muito bonito.

Já reparou que Portugal tem festas religiosas muito parecidas com as do Brasil?

Beijinhos e uma semaninha abençoada para você.

Patricia.

Lia Gloria disse...

Amiga, pois eu estou 'buchuda' de tanto comer maniçoba rsrs

linda homengaem que vc faz à Santinha com este post!

bjs

disse...

Oi Monik,saudades!eu estou meia sumida pois teve um feriadão aqui do dia d12 de outubro e vieram as namoradas dos filhos e não tive tmpo nem pra chegar perto do computador! Monik,as imagens vintage eu procurei no google e entrei num site de decoupage mas não me lembro o nome dele,mas é fácil va no google e digite imagens pra decoupage que aparecem várias e maravilhosas e aí é só vc salvar e imprimir,espero que dê certo!
Um abraço e um bjo pra vc.

Carlos Drumond de Andrade escreveu:

"Casa arrumada é assim:Um lugar organizado, limpo, com espaço livre pra circulação e uma boa entrada de luz.Mas casa, pra mim, tem que ser casa e não um centro cirúrgico, um cenário de novela.Tem gente que gasta muito tempo limpando, esterilizando, ajeitando os móveis, afofando as almofadas...Não, eu prefiro viver numa casa onde eu bato o olho e percebo logo:Aqui tem vida...Casa com vida, pra mim, é aquela em que os livros saem das prateleiras e os enfeites brincam de trocar de lugar.Casa com vida tem fogão gasto pelo uso, pelo abuso das refeições fartas, que chamam todo mundo pra mesa da cozinha.Sofá sem mancha?Tapete sem fio puxado?Mesa sem marca de copo?Tá na cara que é casa sem festa.E se o piso não tem arranhão, é porque ali ninguém dança.Casa com vida, pra mim, tem banheiro com vapor perfumado no meio da tarde.Tem gaveta de entulho, daquelas que a gente guarda barbante,passaporte e vela de aniversário, tudo junto...Casa com vida é aquela em que a gente entra e se sente bem-vinda.A que está sempre pronta pros amigos, filhos...Netos, pros vizinhos...E nos quartos, se possível, tem lençóis revirados por gente que brincaou namora a qualquer hora do dia.Casa com vida é aquela que a gente arruma pra ficar com a cara da gente.Arrume a sua casa todos os dias...Mas arrume de um jeito que lhe sobre tempo pra viver nela...E reconhecer nela o seu lugar."




A minha Lista de blogues