quarta-feira, 21 de março de 2012

Dia Mundial da Poesia

 O propósito deste dia é promover a leitura, escrita, publicação e ensino da poesia através do mundo.
Aqui em São João da Madeira temos uma vasta comemoração patrocinada pela Câmara Municipal.

10.ª Campanha Poesia à Mesa
De 17 a 24 de março de 2012


Comuna apresenta espetáculo inédito
O grupo de Teatro “A Comuna” pegou no conceito que está na base do seu espetáculo “A Palavra dos Poetas” e elaborou uma nova versão especificamente para a Campanha Poesia À Mesa. “De Camões aos Nossos Dias” sobe ao palco dos Paços da Cultura no Dia Mundial da Poesia (21 de março), às 21h45.

Estendal Poético MetropolitanoNa quarta-feira, 21 de março, Dia Mundial da Poesia, realiza-se “desenrola-se” o “Estendal Poético” que une os 16 municípios da Área Metropolitana do Porto (AMP), iniciativa cuja abertura fica marcada, às 11h00, pela “Sintonia Poética”, uma leitura simultânea de poesia nos concelhos da AMP. Em S. João da Madeira, de onde saiu a inspiração para este momento de partilha, esta atividade decorre no espaço ajardinado em frente à Biblioteca Municipal.

Declamação em restaurantes e padariasTambém a 21 de março, haverá declamação simultânea de poesia à hora de almoço em restaurantes e padarias, estando também marcadas oficinas de leitura poética na Biblioteca Municipal. À noite, os Paços da Cultura abrem as portas à palavra dos poetas, no já referido espetáculo da Comuna.

Ricardo Carriço e Simone de Oliveira
Para os dias finais da Campanha Poesia à Mesa, que se realiza desde 2003, ficam reservados dois dos momentos mais emblemáticos em cada edição. São atividades que contam com a participação de conhecidos nomes da cultura. A 23 de março, às 21h30, o ator Ricardo Carriço junta-se a associações culturais da cidade para a Peregrinação Poética que percorre a zona pedonal da cidade (Praça Luis Ribeiro e ruas adjacentes). Na noite seguinte, Simone de Oliveira é a convidada do Serão Poético agendado para os Paços da Cultura, no qual estará também o maestro Nuno Feist.

Feira do Livro e Poesia na CordaAo longo de todo o evento, haverá na zona pedonal da cidade uma Feira do Livro (na Rua Padre Oliveira) e a atividade Poesia na Corda Uma vertente importante deste evento decorre também em espaços culturais sanjoanenses como a Biblioteca Municipal e os Paços da Cultura, assim como na Feira do Livro, que funcionará de 14 a 21 de março, na Rua Padre Oliveira, na zona pedonal da cidade, com a presença das Livrarias locais e de algumas Editoras.

Nota: todas as atividades aqui referidas têm entrada gratuita.


Amigas em homenagem ao dia de hoje deixo aqui uma poesia escrita pela minha irmã que gostei muito. Beijos e uma benção especial a todas que passarem por aqui.

1 comentário:

Trilhamarupiara disse...

Linda poesia amiga, bela homenagem! Amiga estou passando rapidinho p me despedir, de uma entradinha lá no blog p participar do sorteio tá, basta ir lá! Até a volta! bjoooosss

Carlos Drumond de Andrade escreveu:

"Casa arrumada é assim:Um lugar organizado, limpo, com espaço livre pra circulação e uma boa entrada de luz.Mas casa, pra mim, tem que ser casa e não um centro cirúrgico, um cenário de novela.Tem gente que gasta muito tempo limpando, esterilizando, ajeitando os móveis, afofando as almofadas...Não, eu prefiro viver numa casa onde eu bato o olho e percebo logo:Aqui tem vida...Casa com vida, pra mim, é aquela em que os livros saem das prateleiras e os enfeites brincam de trocar de lugar.Casa com vida tem fogão gasto pelo uso, pelo abuso das refeições fartas, que chamam todo mundo pra mesa da cozinha.Sofá sem mancha?Tapete sem fio puxado?Mesa sem marca de copo?Tá na cara que é casa sem festa.E se o piso não tem arranhão, é porque ali ninguém dança.Casa com vida, pra mim, tem banheiro com vapor perfumado no meio da tarde.Tem gaveta de entulho, daquelas que a gente guarda barbante,passaporte e vela de aniversário, tudo junto...Casa com vida é aquela em que a gente entra e se sente bem-vinda.A que está sempre pronta pros amigos, filhos...Netos, pros vizinhos...E nos quartos, se possível, tem lençóis revirados por gente que brincaou namora a qualquer hora do dia.Casa com vida é aquela que a gente arruma pra ficar com a cara da gente.Arrume a sua casa todos os dias...Mas arrume de um jeito que lhe sobre tempo pra viver nela...E reconhecer nela o seu lugar."




A minha Lista de blogues