sábado, 21 de janeiro de 2012


O ovo, um alimento bem conseguido

Sabia que…



Os ovos são saudáveis?
Sim! Os ovos contêm lípidos mono e polinsaturados, muitos sais minerais essenciais e todas as vitaminas (excepto a C). Que outro alimento pode reclamar tais características? Segundo um estudo norte-americano, o consumo de ovos (até quatro por dia) não possui qualquer efeito negativo para os valores do colesterol. A lecitina presente no ovo de galinha pode até ajudar a prevenir ataques cardíacos.
.
Conservam-se por algum tempo, mas ...
O ovo contém uma imunidade à base de enzimas e pode ser conservado fora do frigorífico durante 20 dias. As oscilações de temperatura, condições de refrigeração ou a lavagem dos ovos destroem essa imunidade, pelo que devem ser de imediato colocados no frio. A data de validade mínima é calculada a partir da data de postura, somando-lhe 28 dias. Atenção: o ovo é um alimento muito sensível. O mais pequeno dano na casca destrói a sua imunidade e permite a entrada de bactérias para o interior, que aí encontram um habitat perfeito. Por esta razão é importante conservar os ovos em local refrigerado, devendo, os ovos danificados, ser consumidos rapidamente, e apenas depois de cozidos e nunca em estado cru, por questões de precaução.
O teste da frescura
Coloque o ovo cru num recipiente com água:
  • O ovo fica deitado no fundo = fresco
  • A ponta do ovo fica ligeiramente levantada = já tem alguns dias
  • O ovo fica em posição quase vertical = deve ser consumido logo que possível
  • O ovo flutua = já não está bom para consumo
Para verificar se o ovo está cru ou cozido rode-o como um pião: os ovos crus param imediatamente, os ovos cozidos continuam a rodar durante algum tempo.

O jogo das cores
Se branco ou castanho, é uma questão meramente genética; não existe nenhuma ligação entre a cor da plumagem e a cor da casca. A cor da gema é geralmente influenciada pelo tipo de alimentação, por ex., o amarelo claro indica uma alimentação à base de milho e verdura. O ovo contém enxofre. Se o ovo cozer demasiado tempo, este reage com o teor de ferro e colora a gema em tons de azul esverdeado. Atenção: o talher de prata fica negro ao entrar em contacto com os ovos. A opção mais acertada é utilizar colheres de plástico ou em madrepérola. 

Amigas como sabem,não estou em casa estou longe das minhas artes,tenho aproveitado este tempo aqui de muito frio com direito a chuva e neve para ler, e tenho encontrado coisas interessantes que tenho vindo a compartilhar espero agradar,pois o saber não ocupa lugar,e as vezes estamos esquecidas é bom relembrar.
Beijinhos um bom sábado e muita luz para todas nós.
Mônica Ventura

2 comentários:

Cristiane Félix disse...

Oi Monica, eu adoro ovo.
Como estou tirando carne do prato,
ovo tem sido sempre minha opção.
Bjs.

Monique e suas artes disse...
Este comentário foi removido pelo autor.

Carlos Drumond de Andrade escreveu:

"Casa arrumada é assim:Um lugar organizado, limpo, com espaço livre pra circulação e uma boa entrada de luz.Mas casa, pra mim, tem que ser casa e não um centro cirúrgico, um cenário de novela.Tem gente que gasta muito tempo limpando, esterilizando, ajeitando os móveis, afofando as almofadas...Não, eu prefiro viver numa casa onde eu bato o olho e percebo logo:Aqui tem vida...Casa com vida, pra mim, é aquela em que os livros saem das prateleiras e os enfeites brincam de trocar de lugar.Casa com vida tem fogão gasto pelo uso, pelo abuso das refeições fartas, que chamam todo mundo pra mesa da cozinha.Sofá sem mancha?Tapete sem fio puxado?Mesa sem marca de copo?Tá na cara que é casa sem festa.E se o piso não tem arranhão, é porque ali ninguém dança.Casa com vida, pra mim, tem banheiro com vapor perfumado no meio da tarde.Tem gaveta de entulho, daquelas que a gente guarda barbante,passaporte e vela de aniversário, tudo junto...Casa com vida é aquela em que a gente entra e se sente bem-vinda.A que está sempre pronta pros amigos, filhos...Netos, pros vizinhos...E nos quartos, se possível, tem lençóis revirados por gente que brincaou namora a qualquer hora do dia.Casa com vida é aquela que a gente arruma pra ficar com a cara da gente.Arrume a sua casa todos os dias...Mas arrume de um jeito que lhe sobre tempo pra viver nela...E reconhecer nela o seu lugar."

Google+ Badge

A minha Lista de blogues