quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

vamos falar de alguns legumes na nossa alimentação


Assunto: Legumes

Os espinafres são assim tão ricos em ferro?

 Uma porção de espinafres (150 g) possui um teor de ferro de cerca de 5 mg. Deste modo, uma porção de espinafres satisfaz uma grande parte da dose diária recomendada de 10/15 mg de ferro (nos anos que antecedem a menopausa as mulheres precisam de mais ferro do que os homens). Durante muito tempo os espinafres foram considerados como sendo uma fonte de ferro ainda melhor, pois julgava-se possuir um valor mais elevado de ferro, mas que, infelizmente, se deveu a um erro de transcrição.

Porque é que os brócolos são saudáveis?

Os brócolos são da família da couve-flor, mas contêm quase o dobro da vitamina C. Uma porção de brócolos (150 g) satisfaz quase na totalidade as necessidades diárias de vitamina C de um adulto. Para além disso fornecem ainda outras substâncias importantes, tais como cálcio, magnésio e muitos corantes vegetais, tais como a carotenóide. Quase que se poderia designar os brócolos por “óculos de sol do organismo”, pois os corantes vegetais neles contidos conseguem proteger a pele das propriedades nocivas da luz solar.

O tomate deve apenas ser ingerido em estado cru?

Recomenda-se a ingestão de tomate, quer em estado cru quer cozinhado. Durante a cozedura perdem-se sempre algumas vitaminas, tais como a vitamina C. Mas o tomate também adquire qualidades quando vai ao lume. Por exemplo, o pigmento vermelho do tomate, o licopeno, é melhor absorvido pelo organismo depois de cozinhado. Por esta razão, o tomate pelado, concentrado ou em polpa são uma boa fonte deste ingrediente essencial do tomate que é importante, por exemplo, para o sistema imunitário.

As ervilhas em lata ou ultracongeladas ainda possuem vitaminas?

Sim. Os legumes que são processados imediatamente após a colheita contêm, por vezes, ainda mais vitaminas do que os legumes que foram armazenados durante alguns dias à temperatura ambiente. Os legumes enlatados contêm mais vitaminas do que muitas pessoas julgam, graças aos métodos de preparação cuidadosos e ao fecho hermético. No caso dos produtos ultracongelados a perda de vitaminas é evitada pela congelação rápida imediatamente após a colheita dos legumes.


Eu achei estas dicas na net e vim compartilhar com as amigas,é sempre bom saber ou relembrar.


Beijos e muitas bênçãos em vossos lares.

Mônica Ventura

5 comentários:

♥Cantinho da Nete ♥ disse...

Amiga eu adoro legumes em geral aqui onde estou morando tem uma feirinha que vende muitas frutas,verduras e legumes tudo baratinho eu amei,porque em Belém é tudo muito caro.
beijos

Conceição disse...

Olá Monica,

obrigada por repartires estes conhecimentos.
Então a filhota já teve o bebé?
Beijinhos
São

lilian vieira disse...

oi querida passei para te retribuir a visita e te dizer não desista de dirigir,faça aulas,e quanto ao marido não ligue o meu falava que nem que eu fizesse mil aulas eu iria aprender,e veja como é as coisas no final de 2010 ele me deu um carro(veio com laço e tudo,rss),e graças á DEUS ,já vou para todo lado, inclusive quando meu marido precisa de ir ao médico ou vai a uma festa e quer tomar uma cervejinha,bjos.

disse...

MONIK, OBRIGADA PELO SELINHO QUERIDA! OLHA EU COM 47 ANOS AINDA NÃO TENHO CARTA VC ACREDITA??
MINHA FILHA TEM E MEU FILHO DE 18 ESTÁ TIRANDO, MEU MARIDO ME MATRICULOU NA ESCOLA E COMEÇO EM FEVEREIRO,MAS SOU MEIA INSEGURA EM RELAÇÃO A ISSO SEI LÁ DEVE SER A IDADE!
BJOS, MAS TE DOU A MAIOR FORÇA VIU! OLHE PARA FRENTE PARA O ALVO QUE É JESUS!
E A VONTADE DELE PRA NÓS É BOA, AGRADÁVEL E PERFEITA!
BJOS E APAREÇA NOS MEUS BLOGS!!

Atelier Eloisa disse...

Olá Monica,
está tudo bem cv? :-)
Desculpe minha ausência mas ando a aprontar tudo no facebook e dá muito trabalho.
O seu blog ta lindo já estive a ver as novidades e trabalhos giros que tem feito, parabéns.

Se tiver facebook então pode tb visitar por lá o que se vai passando.

www.facebook.com/eloisa3atelier

Beijinhos com carinho.

Carlos Drumond de Andrade escreveu:

"Casa arrumada é assim:Um lugar organizado, limpo, com espaço livre pra circulação e uma boa entrada de luz.Mas casa, pra mim, tem que ser casa e não um centro cirúrgico, um cenário de novela.Tem gente que gasta muito tempo limpando, esterilizando, ajeitando os móveis, afofando as almofadas...Não, eu prefiro viver numa casa onde eu bato o olho e percebo logo:Aqui tem vida...Casa com vida, pra mim, é aquela em que os livros saem das prateleiras e os enfeites brincam de trocar de lugar.Casa com vida tem fogão gasto pelo uso, pelo abuso das refeições fartas, que chamam todo mundo pra mesa da cozinha.Sofá sem mancha?Tapete sem fio puxado?Mesa sem marca de copo?Tá na cara que é casa sem festa.E se o piso não tem arranhão, é porque ali ninguém dança.Casa com vida, pra mim, tem banheiro com vapor perfumado no meio da tarde.Tem gaveta de entulho, daquelas que a gente guarda barbante,passaporte e vela de aniversário, tudo junto...Casa com vida é aquela em que a gente entra e se sente bem-vinda.A que está sempre pronta pros amigos, filhos...Netos, pros vizinhos...E nos quartos, se possível, tem lençóis revirados por gente que brincaou namora a qualquer hora do dia.Casa com vida é aquela que a gente arruma pra ficar com a cara da gente.Arrume a sua casa todos os dias...Mas arrume de um jeito que lhe sobre tempo pra viver nela...E reconhecer nela o seu lugar."

Google+ Badge

A minha Lista de blogues