terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Pequenas regras de etiqueta à mesa


Os olhos também comem…



Nas grandes festas familiares, a decoração da mesa assume um papel muito especial. Uma mesa posta com espírito festivo confere o enquadramento perfeito à refeição. Um serviço de jantar em porcelana fina com o respectivo faqueiro, copos elegantes, uma bonita toalha de mesa e uma bela decoração com velas conferem o ambiente adequado a cada banquete.

As regras de etiqueta ditam a disposição dos lugares à mesa em eventos formais, mas estas não são levadas tão à risca nas festas em família. O importante é ter em conta que a refeição decorra da forma mais tranquila possível. E por conseguinte, é atribuído um lugar a cada convidado, dado que numa ocasião festiva se trata de uma "refeição à mesa".





Pequenas regras


Para um banquete bem sucedido deve ter em atenção as seguintes regras, garantindo assim que todos os convidados se sintam plenamente satisfeitos. 

1ª regra – Ponha a mesa de modo a garantir espaço suficiente para servir.
2ª regra – Caso os convidados sejam muitos e não existam lugares suficientes numa mesa, deve colocar mais mesas na mesma sala, pois deste modo o anfitrião tem uma panorâmica mais geral da festa.

3ª regra – O ideal é considerar uma mesa à parte para a geração mais nova, pois as crianças aborrecem-se muito mais depressa na mesa dos adultos. Não coloque a mesa muito perto da mesa dos pais, pois assim as crianças estarão mais "à vontade".

4ª regra – Adapte a cor e o tema da decoração da mesa à festa. Com a Páscoa combinam por ex. toalhas de mesa ou guardanapos amarelos e obviamente grandes ramos de narcisos, tulipas e sino-dourado.

5ª regra – O talher deve ser disposto à esquerda (garfo) ou à direita (faca), pela sequência de utilização, de fora para dentro. Do lado esquerdo não devem estar mais de três peças e do lado direito não mais de quatro. Caso sejam necessários mais talheres, este é colocado quando o respectivo prato é servido. O lado cortante da faca deve ficar virado para o prato. O talher de sobremesa (colher pequena e garfo pequeno) deve ser colocado junto ao prato, na parte superior. Neste caso, o garfo fica colocado por baixo, com os dentes a apontar para a direita; a colher por cima fica virada para a esquerda.

6ª regra – Os copos devem ser colocados à direita acima do prato pela sequência de utilização e podem ficar colocados na diagonal ou em linha direita. Caso sejam servidas duas qualidades de vinho, devem ser considerados dois copos por cada convidado. O copo para o vinho que acompanha o prato principal fica alinhado com a respectiva faca.

7ª regra – Sobre o individual coloca-se um prato marcador a servir de base. Este só é levantado antes de ser servida a sobremesa.

8ª regra – Em seguida, é colocado um prato raso grande ou uma terrina para a sopa com prato. A sopa é servida directamente à mesa.

9ª regra – Se na mesa forem colocados pão e manteiga, deverá colocar-se um prato para o pão junto a cada prato. Este fica situado à esquerda do garfo para as entradas, onde é também colocada uma faca para o pão.

10ª regra – Os guardanapos são colocados decorativamente no prato marcador ou à esquerda, em cima do prato destinado ao pão.

11ª regra – A salada é servida num prato médio depois da sopa. Este deve ficar à esquerda do prato marcador.

12ª regra – Sempre que é servido um prato, é colocado um prato limpo sobre o prato marcador. Caso as refeições sejam quentes, os pratos devem ser previamente bem aquecidos.

13ª regra – Não se esqueça de colocar dispensadores de sal e pimenta suficientes ao longo da mesa.

Bom apetite!

Fonte dicas lidl

Beijos e boa semana

5 comentários:

Carol Viégas Artes disse...

Valeu pelas dicas.
Beijos

♥Cantinho da Nete ♥ disse...

Amiga ótimas dicas tenha um maravilhoso dia querida.
Beijos

Fernanda Reali disse...

Gostei, muito útil! Tenho um livrinho de etiqueta bem antigo perdido aqui em casa e fazi atempo que nao lia nada sobre isso, confesso.

beijooo

Unknown disse...

Eu também tenho um post de como colocar a mesa correctamente, ehehhe nós sabemos como é, mas fica sempre chique aquele apontamento!

Gostei mais das tuas fotos... as minhas eram de uma revista :))

Beijinhos

Josiana Leite disse...

Ótimas regrinhas e sempre bom lembra-las, um grande abraço.

Carlos Drumond de Andrade escreveu:

"Casa arrumada é assim:Um lugar organizado, limpo, com espaço livre pra circulação e uma boa entrada de luz.Mas casa, pra mim, tem que ser casa e não um centro cirúrgico, um cenário de novela.Tem gente que gasta muito tempo limpando, esterilizando, ajeitando os móveis, afofando as almofadas...Não, eu prefiro viver numa casa onde eu bato o olho e percebo logo:Aqui tem vida...Casa com vida, pra mim, é aquela em que os livros saem das prateleiras e os enfeites brincam de trocar de lugar.Casa com vida tem fogão gasto pelo uso, pelo abuso das refeições fartas, que chamam todo mundo pra mesa da cozinha.Sofá sem mancha?Tapete sem fio puxado?Mesa sem marca de copo?Tá na cara que é casa sem festa.E se o piso não tem arranhão, é porque ali ninguém dança.Casa com vida, pra mim, tem banheiro com vapor perfumado no meio da tarde.Tem gaveta de entulho, daquelas que a gente guarda barbante,passaporte e vela de aniversário, tudo junto...Casa com vida é aquela em que a gente entra e se sente bem-vinda.A que está sempre pronta pros amigos, filhos...Netos, pros vizinhos...E nos quartos, se possível, tem lençóis revirados por gente que brincaou namora a qualquer hora do dia.Casa com vida é aquela que a gente arruma pra ficar com a cara da gente.Arrume a sua casa todos os dias...Mas arrume de um jeito que lhe sobre tempo pra viver nela...E reconhecer nela o seu lugar."




A minha Lista de blogues